José Benedito – Biografia

O flautista JOSÉ BENEDITO é Doutor em Música (2013) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde foi orientado pelo Dr. Sérgio Barrenechea na pesquisa “Trechos Orquestrais para Flauta Transversal de Heitor Villa-Lobos, Oscar Lorenzo Fernandez e César Guerra-Peixe: Propostas interpretativas a partir de uma catalogação de Carlos Rato”.

É Mestre em Música (1997) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ na classe do flautista e professor Dr. Celso Woltzenlogel, tendo defendido a dissertação “PIXINGUINHA: Presença e Aplicabilidade no Estudo da Flauta Transversal no Brasil”, sob a orientação da Professora Dra. Maryla Lopes.

Graduou-se em flauta transversal (1990) pela Universidade de Brasília – UnB, na classe da renomada flautista francesa, radicada no Brasil, professora Odette Ernest Dias.

Também recebeu orientações de estudos e performance com os flautistas: Toninho Carrasqueira (SP), Tadeu Coelho (EUA), Keith Underwood (EUA), Nivaldo de Souza (DF), Renato Axelrud (RJ), Beatriz Castro (DF), Rogério Wolf (SP), Marcos Kiehl (SP), dentre outros.

Em 1990 passou a residir na cidade de Vitória – ES para atuar como flautista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e, em 1992 assumiu a cadeira de professor de flauta transversal da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).

Realizou diversas apresentações com o seu mestre, o incomparável e lendário flautista ALTAMIRO CARRILHO. Desenvolve trabalhos em duo com o seu irmão, o violonista HENRIQUE GOMES, com a harpista GLÁUCIA CASTILHOS e com a pianista PAULA GALAMA. Também trabalhou com a brilhante e inesquecível pianista FRANCISCA AQUINO em diversas apresentações. Realiza gravações e espetáculos com diversos artistas da música popular.

Atuou por diversas vezes como professor e membro da Comissão de Curadoria (2014) do “Festival de Inverno de Domingos Martins – ES”.

É o organizador da publicação na internet do  site do projeto www.flautabrasil.com.br.

Atuou como coordenador dos projetos musicais e sociais: Vale Música Academia de Ensino (entre 2000 e 2011), Fames nas Comunidades (entre 2017 e 2018) e do Arte Sem Limites (entre 2005 e 2013), ambos voltados para o ensino da música para participantes em situação de risco social, sendo o último voltado para pessoas com deficiência.

Foi por dois mandatos Conselheiro de Estado na Câmara de Música do Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo.

Comentários de Músicos sobre o flautista JOSÉ BENEDITO

“… um grande flautista, com um som maravilhoso… ” Altamiro Carrilho

“… foi um brilhante aluno de graduação na UnB. É um músico talentoso e perseverante…” Prof. Bohumil Med – UnB

“…sempre demonstrou muita seriedade e aplicação, aliadas a um talento natural para a flauta…” Prof. Toninho Carrasqueira – USP

“Durante seus estudos, pude apreciar o talento, a dedicação e a disciplina de José Benedito nos seus estudos musicais – seu interesse, sua liderança e suas relações com os colegas foram sempre exemplares.” Prof. Noel Devos – UFRJ

“Acompanho os trabalhos de José Benedito desde o seu curso de graduação até sua dissertação de mestrado. Tanto na sua atuação como executante, pesquisador e professor, quanto na sua postura humana, sempre pude constatar seu talento, sua seriedade e sua dedicação.” Profa. Odette Ernest Dias – UnB.