Um dos objetivos do Projeto FLAUTABRASIL é contribuir na divulgação de assuntos e de atividades que envolvam a flauta transversal: sua história; a música brasileira escrita para este instrumento musical; o trabalho de flautistas brasileiros.


Por meio de apresentações, gravações e participações em eventos acadêmicos, científicos e culturais, busco por meio das ações desenvolvidas neste projeto, contribuir com o estudo e a interpretação da música brasileira para a flauta transversal.


Semana de Música Brasileira para Flauta


Entre os dias 25 e 28 de novembro aconteceu na Faculdade de Música do Espírito Santo a 1ª Semana de Música Brasileira para Flauta. Como participação especial tivemos a presença da brasileira residente nos Estados Unidos, que é professora de flauta e música de câmara da Universidade de Nova York Abu Dhabi, Profa. Dra. Celina Charlier. Durante esta semana as atividades nas classes de flauta transversal foram voltadas para a reflexão e a prática de músicas brasileiras escritas para este instrumento. Alunos de outros instrumentos de sopros também foram beneficiados com a masterclass sobre respiração que foi ministrada pela professora convidada. Esta semana, que já tem edições futuras previstas, faz parte do conjunto de atividades do Projeto FlautaBrasil, idealizado pelo professor Dr. José Benedito Viana Gomes e apoiado pela FAMES. Este projeto tem, dentre outros objetivos, incentivar o aumento do estudo e a performance do repertório brasileiro para flauta.

A professora Dra. Celina Charlier esteve presente nas seguintes atividades:
Dia 25/11/15, às 17:00 - Aula coletiva para os alunos do curso de graduação em flauta da FAMES.
Dia 27/11/15, às 15:00 - Masterclass de respiração para instrumentistas de sopros.
Dia 28/11/15, às 10:00 - Masterclass para professores e alunos de flauta da FAMES.