O flautista JOSÉ BENEDITO é Doutor em Música (2013) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde foi orientado pelo Dr. Sérgio Barrenechea na pesquisa Trechos Orquestrais para Flauta Transversal de Heitor Villa-Lobos, Oscar Lorenzo Fernandez e César Guerra-Peixe: Propostas interpretativas a partir de uma catalogação de Carlos Rato”.

 

É Mestre em Música (1997) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ na classe do flautista e professor Dr. Celso Woltzenlogel, tendo defendido a dissertação "PIXINGUINHA: Presença e Aplicabilidade no Estudo da Flauta Transversal no Brasil", sob a orientação da Professora Dra. Maryla Lopes.

 

Graduou-se em flauta transversal (1990) pela Universidade de Brasília - UnB, na classe da renomada flautista francesa, radicada no Brasil, professora Odette Ernest Dias. Também realizou orientações de estudos e performance com os flautistas: Toninho Carrasqueira (SP), Tadeu Coelho (EUA), Keith Underwood (EUA), Nivaldo de Souza (DF), Renato Axelrud (RJ), Beatriz Castro (DF), Rogério Wolf (SP), Marcos Kiehl (SP), dentre outros.

 

Em 1990 passou a residir na cidade de Vitória - ES para atuar como flautista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e, em 1992 assumiu a cadeira de professor de flauta transversal da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).

 

Realizou diversas apresentações com o seu mestre e incomparável flautista ALTAMIRO CARRILHO. Desenvolve trabalhos em duo com o seu irmão e violonista HENRIQUE GOMES e com a pianista FRANCISCA AQUINO. Realiza apresentações com diversos artistas da música popular. Atuou por diversas vezes como professor e membro da Comissão de Curadoria (2014) do "Festival de Inverno de Domingos Martins - ES". É responsável pela publicação na internet do site www.flautabrasil.com.br.

 

Atuou como coordenador dos projetos musicais e sociais: Vale Música Academia de Ensino (entre 2000 e 2011) e do Arte Sem Limites (entre 2005 e 2013), ambos voltados para o ensino da música para participantes em situação de risco social, sendo o último voltado para pessoas com deficiência.

 

Foi por dois mandatos Conselheiro de Estado na Câmara de Música do Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo.



Comentários de Músicos sobre o flautista JOSÉ BENEDITO


“...um grande flautista, com um som maravilhoso...” Altamiro Carrilho 

“... foi um brilhante aluno de graduação na UnB. É um músico talentoso e perseverante...” Prof. Bohumil Med - UnB

 “...sempre demonstrou muita seriedade e aplicação, aliadas a um talento natural para a flauta...” Prof. Toninho Carrasqueira - USP

 “Durante seus estudos, pude apreciar o talento, a dedicação e a disciplina de José Benedito nos seus estudos musicais - seu interesse, sua liderança e suas relações com os colegas foram sempre exemplares.” Prof. Noel Devos - UFRJ

 “Acompanho os trabalhos de José Benedito desde o seu curso de graduação até sua dissertação de mestrado. Tanto na sua atuação como executante, pesquisador e professor, quanto na sua postura humana, sempre pude constatar seu talento, sua seriedade e sua dedicação.” Profa. Odette Ernest Dias - UnB.